Fanzine ou zine é a aglutinação de fanatic magazine (expressão da língua inglesa que significa "revista de fanático"). É, portanto, uma revista editada por um fã. Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, podendo enfocar assuntos como histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador, jogos eletrônicos, etc.
Embora essa manifestação midiática seja comumente relacionada aos jovens, há produtores e leitores de fanzines em quase todas as faixas etárias.
Fanzines com qualidade profissional são chamados de "prozines".
Uma biblioteca de fanzines é chamada de "fanzinoteca".
O zine CABAL surgiu em Abril/99, ocupando um lugar de destaque no universo Underground, chegando a ter mais de 70 páginas em algumas de suas publicações.
Hoje, retornamos novamente com o CABAL, agora impresso e com capa em papel couché. Estabelecemos um limite de 40 páginas, por edição, para ter uma publicação padronizada.
Já, neste primeiro número de retorno, contamos com a participação de vários artistas, como: Flávio Calazans, Airton Marcelino, Omar Viñole, Carlos Reno, Laudo Ferreira, Rodrigo Romão, Alcíone, Hélcio Rogério, Siddhartha, Nei Rodrigues, Paulo Will e Edméia.
Se você conhece o zine CABAL, deixe o seu comentário.
Curta nossa fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/zinecabal/
Siga-nos no Instagram: @zinecabal
Nenhum comentário:
Postar um comentário